Notícia

Novos municípios

Pref. Cajazeiras (PE)

O Congresso Nacional insiste em estabelecer novas regras para a criação, fusão, incorporação e desmembramento de Municípios. A última proposta que passou pelo Legislativo foi vetada pela presidente da República, Dilma Rousseff, na íntegra. Mas, meses depois, a Câmara dos Deputados volta a discutir o assunto.

Apresentado pelo deputado Domingos Neto (Pros-CE), o Projeto de Lei Complementar (PLP) 437/2014 determina novos critérios para a criação de entes municipais. Este PLP possibilita a criação apenas com um número mínimo de habitantes: seis mil para as regiões Norte e Centro-Oeste; 12 mil para o Nordeste; e 20 mil nas regiões Sul e Sudeste.

Se o número mínimo for atendido, a Assembleia Legislativa de cada Estado deverá receber o requerimento de criação ou desmembramento, assinado por no mínimo 20% dos eleitores residentes na área geográfica que quer se emancipar. Para fusões ou incorporações, a exigência é de 3% dos eleitores residentes em cada uma das localidades envolvidas.

Detalhes do PLP
A proposta cai por terra se inviabilizar o Município mãe ou o novo Município. Outra exigência é o número de imóveis, que deverá ser maior que a média encontrada nos menores Municípios (10% de menor população) do Estado. O PLP proíbe que os entes a serem criados ocupem áreas da União, de reservas indígenas ou preservação permanente.

Caso seja aprovada qualquer mudança, ela só ocorrerá entre a data da posse do prefeito até o último dia do ano anterior às eleições municipais.

O PLP 437/2014 tramita como prioridade na Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia (CINDRA), onde aguarda relator. As Comissões de Desenvolvimento Urbano (CDU) e de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) também analisarão a matéria antes dela ser levada ao Plenário da Casa.

 Fonte: Portal CNM

Postado: 02.06.2015 - 07:57
Soluções
  • ADM Frotas é um moderno e eficiente recurso para a administração de..
  • ADM Patrimônio facilita e organiza a administração e o controle dos bens..
  • ADM Almoxarifado permite controle efetivo dos gastos com materiais...
  • ADM Tributos auxilia a fiscalizar a movimentação de cada contribuinte...
  • ADM Protocolo é a ferramenta ideal para registro e controle do tráfego..
  • O ADM NF-e de Serviços é um sistema de emissão de notas fiscais..
  • ADM Web Tributos permite e realizar consulta de débitos, emissão de guias...


Já curtiu nossa fan page?

Todos os direitos reservados © 2012 ADM SISTEMAS